18.7 C
Limeira

A Política dos Escrúpulos de Brasilia

- PUBLICIDADE -spot_img

Precisa ler isso...

Fernando Garayo- Jornalista- Editor do njnoticias.com.br– ambientalista

A palavra, “Escrúpulo” vem do latim “scrupulus”— literalmente, “uma pequena pedra afiada”. Na Roma Antiga, os legionários frequentemente encontravam essas pequenas pedras em suas sandálias (caligae) durante longas marchas. As pedras se prendiam entre a sola e o pé, causando desconforto persistente.
Os soldados então se deparavam com uma escolha difícil: suportar a dor e continuar se movendo, ou parar para remover a pedra — arriscando-se à ira de seus superiores por retardar a marcha.
Enquanto isso, os tribunos, senadores e outras autoridades, viajando confortavelmente a cavalo ou em liteiras, não precisavam lidar com tais problemas. Para eles, “escrupulus” não existia. É daí que vem a ideia de que “pessoas no poder não têm escrúpulos”.
Com o tempo, a expressão “ter escrúpulos” ultrapassou o âmbito militar e passou a significar qualquer hesitação sobre o que é certo ou errado — uma pedrinha moral no sapato. E, portanto, uma pessoa “sem escrúpulos” é aquela que não sente nenhuma pontada de consciência a impedindo.
Quando ouvimos uma frase político é um escrupuloso achamos um pouco exagerado a definição, mas, os últimos acontecimentos em Brasília no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, a frase não é um exagero.
Na terça-feira os deputados e senadores derrubaram os vetos do presidente Lula, que pode causar um aumento na conta de energia elétrica de 3% para o consumidor, derrubou o veto que limita o aumento do Fundo partidário aos partidos políticos, que vai gerar mais gastos para o cidadão pagar através dos impostos. Ainda para piorar estão discutindo aumentar o número de deputados de 513 para 531.
Esses mesmos deputados sentaram em cima do projeto de lei que isenta quem ganha até cinco mil reais ao mês de pagar imposto de renda, e taxa os super-ricos que pagam impostos na mesma porcentagem que um professor.
Mas, a malvadeza não termina por ai! Querem que o governo corte investimentos em educação, saúde e nos programas sociais, como Bolsa Família e para os PCDs.
Então chego a conclusão que para esses políticos de Brasília a palavra “Escrúpulo” tem tudo haver com eles. Não tens empatia pelo pobre povo brasileiro, só querem o poder para continuar mamando nas tetas do governo com o dinheiro de nossos impostos.ou seja são escrupulosos.


Descubra mais sobre NJ Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mais notícias...

Deixe uma resposta

- PUBLICIDADE -spot_img

Ultimas Notícias